Cabelo perfeito em todas as idades

postado por Ana Carolina Gabriel em 07/10/2011 às 12h07

Quer deixar seu cabelo saudável, com brilho e simplesmente maravilhoso? Veja dicas de tratamentos caseiros para deixar seus cabelos perfeitos em todas as idades

 

Por Régina Andrade para revista 7 dias com você- edição nº 421 / Fotos reprodução / Adaptado por Ana Carolina Gabriel

 

Saiba cuidar corretamente dos seus cabelos!

Foto: reprodução


Cabelos ralos, fracos e sem brilho são os primeiros sinais em potencial de envelhecimento capilar. E acredite: esse processo vai muito além dos fios brancos, que tanto aterrorizam homens e mulheres. “Muita gente tem cabelo branco, mas são  jovens e saudáveis”, observa o tricologista Valcinir Bedin.


Há vários fatores externos, como sol, poluição e uso excessivo de pranchas e químicas que podem acabar com a juventude dos fios. O stress atrapalha a absorção dos nutrientes, enquanto o tabagismo inibe a oxigenação.

 

A má alimentação também contribui para os fios ficarem fracos.Problemas de ordem hormonal também podem antecipar o envelhecimento. Portanto, para ter cabelos bonitos e totalmente  saudáveis, é preciso aderir a tratamentos adequados de acordo com cada idade.

Todos os produtos que conseguem retardar o envelhecimento das células do corpo, em tese, podem retardar o envelhecimento dos cabelos.  O resultado só é conquistado a longo prazo. Por isso, o importante é ter uma alimentação totalmente balanceada e saudável, além de consumir semanalmente frutos do mar. 


Cabelos saudáveis aos 20 anos

Alimente-se bem! Uma alimentação saudável garante saúde aos seus cabelos

Foto: reprodução

 


Nessa fase, os cabelos ainda estão íntegros. A destruição da queratina pelo sol e tratamentos químicos ainda não foi total. A haste capilar está forte e a densidade  preservada. Para mantê-los saudáveis lave-os em dias alternados com água morna por um tempo máximo de três minutos.

 

Secador e chapinha com íons apenas eventualmente. As hidratações são indicadas, mas não abuse dos tratamentos químicos e das tinturas. Use cremes com queratina ou  derivados do silicone para formar uma película protetora nos fios.


Cabelos saudáveis aos 30 anos

É importante fazer hidratações esporadicamente

Foto: reprodução

 


Cabelos cansados e maltratados é fruto muito provável de químicas em excesso,  exposição ao sol e falta de cuidados. A cutícula já não está tão íntegra. Os cuidados na
hora da lavagem devem seguir as orientações dos 20 anos. Submeter os fios a  cauterização pelo menos uma vez por mês é necessário para recuperá-los dos estragos de químicas.

 

Xampus com queratina e termo ativos devem fazer parte do tratamento. Secadores duas vezes por semana. Chapinha o mínimo possível e as escovas simples podem ser feitas desde que os fios estejam bem protegidos.


Cabelos saudáveis aos 40 anos

Evite usar produtos químicos nos fios!

Foto: reprodução

 


Sol, vento, poluição e químicas deixam a cutícula capilar aberta, por isso a falta de brilho e movimentos naturais. A lavagem deve ser realizada em dias alternados com  temperatura baixa e produtos adequados. Corte as pontas a cada dois meses.

 

Hidratações ajudam a recuperar o fio. Nesta faixa etária, evite banhos de óleos, cauterização com queratinas vegetais e não abuse nos tratamentos químicos agressivos, como as escovas progressivas.

 

 



Mais de Tratamentos

Comentários (0)

Está página ainda não possui comentários, seja o primeiro a comentar clique aqui

deixe seu comentário
Digite o código a seguir: